quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A Pérola ficou ferida...

para sempre, no dia 20 de fevereiro de 2010! Incrível, como me lembro deste dia como se fosse ontem :(
Tinha acabado de chegar da Madeira no dia anterior e ia passar mais um fim de semana às Caldas das Taipas - Guimarães, com uma das minhas maravilhosas famílias emprestadas, estava frio, muito friiiiiio mas, por ali tudo corria com normalidade! Levantámo-nos, eu e a Mary, a melhor companheira de casa de sempre, fomos até à cozinha da avó tomar um leite quente e comer umas torradas caseiras, com doce também caseiro, uma delícia, adorávamos! Ligámos a TV da cozinha e foi neste momento que vi o chão me fugir!
"Temporal na Madeira", só via água castanha e pedras por todo o lado, pessoas, animais, carros, casas a serem arrastados pela enxurrada, 1... 2... 3... Sempre a aumentar o número de desaparecidos, locais irreconhecíveis, bombeiros a andar de bote nas ruas,... Um verdadeiro dilúvio! Tentei tanto, perdi a conta ao número de tentativas de chamadas falhadas, mensagens pendentes, pai, mãe, avó, irmã, primos, tios, amigos,... nada! Não conseguia falar com ninguém! Os contactos madeirenses que tinha nos chats estavam todos offline, senti-me impotente, com um nó na garganta, era um autêntico filme de terror!!! :(
Quando, finalmente, consegui falar com alguém já passava das 20:00, tantas horas de ansiedade sem saber NADA! Felizmente, com a minha família, amigos, enfim os que conhecia, estava tudo bem... Ao contrário de tantas outras famílias que, infelizmente, ficaram totalmente arrasadas.
Não reconhecia a minha Madeira e ainda andei uns dias a sonhar com aquelas imagens terríveis e perturbadoras, não era possível ter acontecido tamanha catástrofe na minha pérola!
Passados 3 anos, nada voltou a ser o que era, bem que tentaram! As culpas??? Não tenho moral para falar em culpas, nem eu, nem tantos que esticam a língua à toa! Só sei que ninguém merece passar, nem por metade disto, é triste a arrasador demais! É perfeitamente evidente que as marcas deste dia não são só materiais e físicas, o medo e o pânico que hoje em dia muitos sentem quando chove ligeiramente mais que o normal, pode ser uma verdadeira prova do sofrimento de TODOS!

Que continuemos sempre de pé e unidos, para os bons e para os maus momentos!









Sem comentários:

Enviar um comentário