sábado, 15 de setembro de 2012

Ogima - O Viajante do Espaço no Planeta dos BMQ

"Ogima - O viajante do Espaço no planeta dos BMQ" de Francisco J. V. Fernandes, é um projeto que visa a prevenção da violência doméstica e outros tipos de violência, para o qual fui convidada a participar na adaptação da história em Língua Gestual Portuguesa. Aceitei com todo gosto... Adorei! Hoje sinto-me lisonjeada por fazer parte desta grande e maravilhosa equipa!
É um trabalho de equipa de excelência, a história é de encantar (eu acho) e muito, muito educativa... recomendo tanto para pais como para filhos! Todos ficam a ganhar, garantidamente! 
Página no Facebook: https://www.facebook.com/livro.ogima
As vendas do livro revertem na totalidade para a AAPNEM (Associação dos Amigos das Pessoas com Necessidades Especiais da Madeira). 
Deixo-vos a mensagem que vem na contracapa do livro, é muito esclarecedora e cativante.




«O planeta SOGIMA é habitado por seres simpáticos que desenvolveram umas enormes orelhas e olhos, para ouvir e ver muito bem e assim ajudar outros seres que necessitassem ajuda.
Os seus habitantes, os Ogimas, entreajudam-se, divertem-se, estudam, reciclam tudo e são muito organizados. Um dia resolvem construir um telescópio para poder observar os outros astros...
É então que descobrem um planeta
habitado por flores. Mas, observando bem, verificam que nem todas as flores eram iguais.
Para solucionar o mistério, Ogima inicia uma viagem que lhe proporcionará um encontro inesperado e fascinante...

O conto "Ogima: o viajante do Espaço no planeta dos BMQ" foi criado na Região Autónoma da Madeira, no âmbito da Campanha "Só Bem-Me-Quer" do Plano Regional Contra a Violência Doméstica.
A adaptação do conto em formatos alternativos - Braille, Símbolos Pictográficos para a Comunicação, Língua Gestual Portuguesa e Áudio -, tem como objectivo a prevenção da violência doméstica junto de TODAS as crianças e jovens e suas famílias. É, igualmente, adequado como material didático em contexto escolar, na prevenção de outros tipos de violência onde vítimas e agressores têm relacionamento próximo e continuado.
No DVD multimédia são incluídos jogos e actividades de sensibilização para a prevenção da Violência Doméstica ou outras formas de violência e de suporte para o aprofundamento do tema por pais, educadores e outros técnicos. 
Assim, em "Só Bem-Me-Quer" podemos encontrar jogos: puzzles, sequências para ordenar, imagens, para "imprimir e pintar", actividades de aprofundamento do tema: sopa de letras, quizz, pictogramas para imprimir e um playback preparado para facilitar actividades de expressão dramática. Os jogos e actividades apresentam um nível crescente de dificuldade e a sua diversidade permite explorar o tema com crianças e jovens com diferentes níveis de competências. »

Sem comentários:

Enviar um comentário